Agricultura 4.0: O que a tecnologia reserva para o campo?

Agricultura 4.0: O que a tecnologia reserva para o campo?

Desde que o homem deixou de ser nômade e começou a cultivar plantas em um local fixo para a sua alimentação, a agricultura vem se revolucionando cada vez mais ao longo das eras. A revolução agrícola e a revolução verde que ocorreram no passado permitiu que a agricultura que conhecemos hoje chegasse aos níveis atuais de produtividade utilizando equipamentos, insumos e variedades adaptadas para os mais diversos climas e condições do planeta.

Nesse sentido, a Agricultura 4.0 chega nos dias atuais trazendo diversos recursos tecnológicos visando aumentar a produtividade dos nossos campos e a otimização dos recursos disponíveis para a produção. Atualmente, temos disponíveis diversas ferramentas como drones, sensores para monitoramento e aplicação da agricultura de precisão, tratores autônomos que dispensam operadores e operam via GPS, entre outros.

E com informações cada vez mais fiéis ás condições reais de campo, é possível o planejamento e aplicação personalizáveis a cada necessidade encontrada dentro da fazenda, permitindo um melhor uso dos insumos consequentemente uma maior economia. Para a obtenção de dados na fazenda elimina-se cada vez mais o “olho humano” e dão espaço diversos dispositivos eletrônicos, que transmitem dados muitas vezes em tempo real para softwares, que processam esses dados e fornecem ao produtor rural tomadas de decisão mais condizentes a realidade.

Para ler mais sobre esse tema confira a reportagem completa na revista MB Rural: https://bit.ly/2TBxFUs

Artigos Relacionados