Como Defino e Cadastro os Centros de Custo no MODULO REBANHO?

Como Defino e Cadastro os Centros de Custo no MODULO REBANHO?

Como Defino e Cadastro os Centros de Custo no MODULO REBANHO?

Primeira etapa a ser feita por quem está começando a utilizar o MODULO REBANHO é cadastrar as fazendas existentes. Em cada fazenda poderemos ter um ou mais centros de custos. Deve-se definir centros de custos para cada uma das atividades exercidas na fazenda. Exemplos de possíveis centros de custos: pecuária, agricultura, avicultura, máquinas e implementos, etc.

A definição dos centros de custos é importante porque no momento de registrarmos despesas e receitas ocorridas, iremos associar os valores envolvidos aos centros de custos que deram origem às receitas ou que geraram as receitas. Desta forma, poderemos fazer balanços de despesas e receitas para cada um dos centros de custos cadastrados para desta forma a identificarmos dentro da fazenda quais são as principais áreas geradoras de receitas e despesas ao longo do tempo.

Vamos supor que temos uma fazenda chamada Santa Lúcia e nesta fazenda definiremos um centro de custos chamado 'Pecuária'. Para isto, deveremos fazer o seguinte:

1 - Criar um novo centro de custos cuja descrição será Fazenda Santa Lúcia e a abreviatura será Sta. Lúcia.

2 - Incluir um novo centro de custos que deverá ser definido com a descrição 'Pecuária' e abreviatura 'Pecuária'. Este novo centro, deverá ser definido como um subcentro da Fazenda Santa Lúcia. Para isto, deve-se, quando de sua criação, na opção 'Tipo', marcar a opção 'Subcentro de: ' e selecionar a Fazenda Santa Lúcia como centro 'pai'. Neste caso, depois de gravar este novo centro ele será mostrado como um ramo subordinado à Fazenda Santa Lúcia.

Cada fazenda pode ter um número qualquer de centros de custos e um centro de custos pode ter até 3 níveis de subcentros.

Exemplo de estrutura de centros de custos:

Nível 1 -> Fazenda Santa Lúcia

Nível 2 -> Fazenda Santa Lúcia: Agricultura

Nível 2 -> Fazenda Santa Lúcia: Pecuária

Nível 3 -> Fazenda Santa Lúcia: Pecuária: Corte

Nível 3 -> Fazenda Santa Lúcia: Pecuária: Leite

Nível 4 -> Fazenda Santa Lúcia: Pecuária: Corte: Confinamento

Nível 4 -> Fazenda Santa Lúcia: Pecuária: Corte: Extensiva

Num exemplo como este, se for feito um balanço de receitas e despesas para a área de pecuária, serão somadas todas as receitas e despesas da pecuária propriamente dita e de seus subcentros (corte e leite). Um balanço para a pecuária de corte envolveria 'Confinamento' e 'Extensiva'.

Deve-se observar aqui que não há nenhuma restrição a criação de centros de custos que não tenham nenhuma relação com a fazenda. Vamos supor, por exemplo, que desejamos controlar as receitas e despesas de um escritório de consultoria. Poderemos então definir um centro de custos para este escritório e posteriormente definir também tipos de despesas e receitas relacionados às atividades deste escritório. Desta forma poderemos obter para este escritório os mesmos balancetes obtidos para as fazendas de forma isolada das mesmas.

Para cadastrar as fazendas e seus centros de custos, deveremos na tela de entrada do programa, clicar a opção 'Arquivo' para então selecionar a opção 'As Fazendas e Seus Centros de Custos'.

Informe também os dados de cada fazenda, indicando se as mesmas possuem estoque ou utilizam o estoque de fazendas vizinhas.

Artigos Relacionados