GRAXAS LUBRIFICANTES: Princípios básicos e plano de lubrificação

GRAXAS LUBRIFICANTES: Princípios básicos e plano de lubrificação

A graxa é um importante componente no plano de lubrificação das máquinas e merece atenção redobrada na hora da manutenção. 

Constituída por uma mistura de óleo básico de origem mineral ou sintético com a adição de espessante e aditivos, possui como função reduzir o atrito, o desgaste, o aquecimento e proteger contra a corrosão. O agente espessante é responsável pela retenção do óleo e elevação das propriedades da graxa lubrificante, enquanto que o óleo retido realiza o processo de lubrificação das peças em contato. O tipo de graxa e suas características estão relacionadas ao seu respectivo agente espessante, em grande maioria utiliza-se graxas convencionais de sabão metálico de lítio, cálcio e complexo de lítio, sendo aprimoradas pela utilização de aditivos em sua composição. Os aditivos exercem a tarefa de

 otimização das propriedades como desgaste, corrosão, oxidação, extrema pressão entre outros.

A principal vantagem das graxas lubrificantes é a retenção no local aplicado, ao contrário dos óleos lubrificantes que escorrem por serem viscosos. Com isso, há uma redução no custo de lubrificação, além de realizar processo de vedação de impurezas e repelindo o ingresso da água em algumas aplicações. Em máquinas agrícolas a graxa lubrificante é aplicada em diversos pontos onde é necessário que o lubrificante não escorra como grades, estrias de acoplamento de cardan, mancais de arado, enxadas rotativas, fusos de colheitadeiras. Para garantia no processo de lubrificação é importante atentar-se para regularidade na aplicação prevenindo excesso ou falta de graxa lubrificante.

Entre as principais características da graxa lubrificante estão:

  • Consistência: Principal característica do produto, serve como indicativo para a classificação da dificuldade de deformação do produto, se o produto é “mole” ou “dura”. Quanto menor a variação da consistência no decorrer da utilização, mais estável e melhor é o produto utilizado.
  • Ponto de gota: O ponto de gota é definido como a maior temperatura em que a graxa lubrificante resiste sem perder suas propriedades, determinando assim a temperatura de operação da graxa lubrificante.
  • Resistência a água: Capacidade que o lubrificante possui em resistir a ação da água, devido as maquinas trabalharem em ambientes com muita umidade. 
  • Oxidação: A absorção de oxigênio pela graxa lubrificante provoca sua deterioração, fazendo com que a capacidade de lubrificação diminua.
  • Capacidade de bombeamento: É definida como a facilidade do lubrificante de ser bombeado até o ponto de lubrificação, e é diretamente correlacionada com a viscosidade do óleo básico utilizado em sua composição.

Durante a lubrificação, é importante ficar atento aos principais cuidados: Realizar lubrificação no período recomendado pelo fabricante; utilizar embalagens originais do produto a fim de prevenir a contaminação; não contaminar o meio ambiente com o lubrificante; realizar processo de lubrificação com a máquina inoperante; cuidado com a utilização de materiais de limpeza que desprendam fiapos e realizar processo de limpeza em caso de troca do lubrificante.

O plano de manutenção de máquinas e implementos deve levar em consideração a necessidade de lubrificação dos principais pontos de atrito e pode ser realizado de duas formas: com base na carga de uso do equipamento ou periodicamente em intervalos pré-estabelecidos. Uma gestão de manutenção rigorosa traz diversos benefícios para a durabilidade das peças e consequentemente diminui o tempo de parada do equipamento por quebra, além de proporcionar uma economia de recursos.

A gestão dos planos de manutenção e lubrificação podem ser feitos de diversas maneiras, mas a mais eficiente e usual é através de softwares de gestão utilizados para o gerenciamento rural. Nesses programas, além do cadastro dos fornecedores e itens de estoque, é possível o agendamento de manutenções e lubrificações de acordo com o plano traçado pela equipe de manutenção. Dessa forma todas as máquinas e implementos sofrem suas devidas manutenções no período indicado, evitando quebras e outros contratempos, gerando uma economia de tempo e recursos.

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Relatório Consumo médio por Trator

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Projeção de Manutenção Preventivas a ser reavaliada.

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Projeção de Manutenção Preventiva

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Registro de manutenção Ordenado por Ordem de Serviço 01

https://1drv.ms/b/s!AubAxj8R25ZjhIR13Kgl9lxziwnUTA

Registro de manutenção Ordenado por Ordem de Serviço 02

https://1drv.ms/b/s!AubAxj8R25ZjhIRgN9IwtWaIvYPurQ

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